sábado, 29 de junho de 2013

SOLIDÃO EXISTENCIAL


Trecho da crônica de Alberto Lopes
Vivemos numa sociedade que alguns autores apelidaram de “Sociedade Ligadas em Rede”. Mas, paradoxalmente, numa sociedade repleta de meios de comunicação tecnologicamente avançados, e que nos liga em rede a qualquer hora, e a qualquer parte do mundo, a solidão é um dos maiores flagelos das nossas sociedades.

Pode parecer contraditório da minha parte falar, hoje, num tema que se chama solidão. Num mundo poluído de sons e de meios fáceis de comunicação à distância, fica-se perplexo pelo verdadeiro muro de silêncio em que as pessoas se escudam, um autêntico mundo de isolamento. Possuímos GPS, internet, telemóveis, televisão, mas implacavelmente a solidão grassa à nossa volta à medida que a tecnologia vai tornando a vida das pessoas mais desumanizadas. A vida das cidades, cada um vive o seu próprio isolamento, os outros são apenas estorvos no trânsito das ruas, nos apertos dos transportes públicos e nas indiferenças do vizinho do mesmo prédio. Apesar de nos sentirmos rodeados de multidão, cada vez mais, faz-se sentir a dor de estarmos perdidamente sós. O vazio existencial, e a estranha sensação de que ainda não encontramos o nosso lugar no mundo, torna o nosso silêncio ensurdecedor.
FONE: http://www.hipnoseeregressao.com/home.html


Quem em algum momento de sua vida nunca se sentiu só, mesmo estando rodeado de pessoas?
É impressionante como o ser humano está se isolando, sem se importar com o outro.
Como é gostoso um bom papo, como dizem:  Jogar conversa fora, falar, ouvir, dar boas gargalhadas, é revigorante, lava a alma.
Mas estão todos ocupados demais, cansados demais, com problemas demais.
Famílias quase nem se falam, fazem de seus quartos sua moradas, é nele que cada um se alimenta em frente ao computador ou TV.
Falar ao telefone nem pensar, para isso tem celular que conecta a internet e é por ali que enviam mensagens, ou seja não existem nem o prazer de ouvir a voz do outro.
Se esse é o preço do progresso, digo com toda certeza:
ESTÁ CARO DEMAIS!

GRAÇA MEREU


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para fazer comentários, sua opinião é muito importante.
Serão exluidos comentários ofensivos e ou palavrões.