quarta-feira, 25 de julho de 2012

DIA DO ESCRITOR

Dedico a todos os escritores que nos proporcionam as viagens mais fantásticas.

Hoje, dia 25 de julho comemora-se o dia do escritor,  agradeço de coração as mensagens parabenizando-me, apesar de não me considerar uma escritora, vontade não falta.
Aqui escrevo sobre MOMENTOS, da minha e da vida das pessoas em geral, as vezes me baseio em fatos reais, outras são ditadas pelo coração.
Se de algum forma tenho contribuído já me dou por satisfeita, essa é a minha intenção tocar corações, passar informações.
Sintam-se abraçados por mim.
Carinhosamente
GRAÇA MEREU

Publicidade

25 de julho: Dia do Escritor

Escrever pode ser um passatempo, uma forma de desabafo, uma manifestação artística e até mesmo uma profissão. A escrita tem várias funções dentro da linguagem e o verdadeiro escritor é aquele que sabe utilizar-se de cada uma destas funções para atingir seu objetivo, seja ele informar ou encantar quem o lê.
O surgimento da data, que comemora-se hoje, se deu a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores. Porém, de alguns anos para cá, as dificuldades dos escritores tem sido muito grandes, principalmente no que diz respeito à publicação de suas obras. Despreocupados com a qualidade dos textos, mas com a quantidade de vendas dos produtos, muitos editores lançam volumes que garantem retorno econômico à empresa.
Além disso, os meios de comunicação virtual publicam na íntegra e gratuitamente obras de vários autores. Em razão do mundo virtual, jovens e crianças têm perdido o contato com os livros, passando grande tempo na frente do computador ou da televisão. Com isso, o acesso ao mundo letrado tem diminuído consideravelmente, e com ele as vendas dos artigos literários.
Ler é importante para o desenvolvimento do raciocínio, do aspecto crítico do leitor, criando novas opiniões e estimulando a criatividade. Quando lemos, nos reportamos para outros lugares, como se estivéssemos viajando no tempo e no espaço.
As riquezas literárias são muitas, podendo estar divididas em textos científicos, que comprovam as teorias, e textos literários do tipo romance, comédia, suspense, poemas, poesias, biografias, músicas, novelas, obras de arte, histórias infantis, histórias em quadrinhos, dentre vários outros.
Principais escritores brasileiros
Castro Alves: escreveu poesias na transição entre o romantismo e o parnasianismo,
suas principais obras foram Navio Negreiro e Espumas Flutuantes
Aluísio de Azevedo: Seus principais romances foram o Mulato, O Cortiço e Casa de Pensão
Carlos Drummond de Andrade: os principais temas retratados pelo poeta são: conflito social, a família e os amigos, a existência humana, a visão sarcástica do mundo e das pessoas e as lembranças da terra natal.
Cecília Meireles: a beleza das poesias trouxe-lhe um grande reconhecimento dos leitores e também dos acadêmicos da área de literatura.
José de Alencar: representante da literatura nacional, escreveu Iracema, O Guarani e outras obras importantes.
Oswald de Andrade: escreveu romances, poesias, peças de teatro, ensaios e memórias.
Machado de Assis: podemos dividir as obras de Assis em duas fases: (romântica) personagens com características românticas, sendo o amor e os relacionamentos amorosos os principais temas de seus livros. E a fase (realista), onde abre espaços para as questões psicológicas dos personagens. É a fase em que o autor retrata muito bem as características do realismo literário.
Manuel Bandeira: além de poeta, Manuel Bandeira exerceu também outras atividades: jornalista, redator de crônicas, tradutor e integrante da Academia Brasileira de Letras
Mario de Andrade: Professor, crítico, poeta, contista, romancista e músico. Participou daSemana de Arte Moderna de 1922.
Mario Quintana: foi um importante escritor, jornalista e poeta. Com um tom irônico, escreveu sobre as coisas simples da vida, porém buscando sempre a perfeição técnica.
Monteiro Lobato: este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.
Casimiro de Abreu: foi um importante poeta brasileiro da Segunda Geração Romântica. Autor de “Primaveras”, coleção de poesias de caráter melancólico e sentimental.

4 comentários:

  1. Não consegui deixar a mensagem no site que colei aqui, se por algum motivo a autora se sentir ofendida peço que me comunique que retiro.
    Gostei da colocação do texto.

    ResponderExcluir
  2. Mamãe, você é a minha escritora.
    Te amo
    Marina Mereu

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez Graça muito bom o seu texto. Tudo que fazemos com amor e vontade so pode dar certo. O pai também tinha o dom de escrever, não tinha nem o quarto ano primário, mas era auto-didata, escrevia ótimos poemas, mas a leitura era o seu passatempo, o que o ajudou a enriquecer o seu vocabulário e a expressar suas idéias. Previlegiados vocês dois!
    Iara Moreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devo ter herdado dele o pouco que sei.
      Obrigada pelo incentivo.
      Beijos

      Excluir

Fique a vontade para fazer comentários, sua opinião é muito importante.
Serão exluidos comentários ofensivos e ou palavrões.