sexta-feira, 27 de maio de 2011

ANDROPAUSA/ O QUE É ISSO?

 
Nunca imaginei que minha postagem MENOPAUSA chamaria tanto atenção de mulheres como de homens, além de muitas visitas, diversos e-mails pedindo que escrevesse algo sobre ANDROPAUSA.
Sou leiga nesse assunto, mas depois de muito pesquisar encontrei no site do Dr. DRAUZIO VARELLA uma excelente entrevista que fez com o Dr. MARCELLO BRONSTEIN, médico, professor de endocrinologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Com todo respeito aos Drs. peço licença para postar a introdução, afinal informação nunca é demais e existem homens que nunca ouviram falar a respeito, percebi que existe muito preconceito, a maioria dos pedidos foram de mulheres casadas que querem se informar para entender e repassar aos maridos.
GRAÇA MEREU


Andropausa é um termo criado por analogia com menopausa, fase que ocorre na vida de todas as mulheres como consequencia da falência dos ovários que deixam de produzir os hormônios estrogênio e progesterona. A menopausa é um marco indicativo do final do ciclo reprodutivo da mulher e pode vir acompanhada de alguns sintomas característicos: ondas de calor, insônia, diminuição da libido, irritabilidade, suores noturnos, etc.
Nos homens, o processo é mais lento e insidioso. À medida que envelhecem, cai a produção de testosterona, o hormônio sexual masculino, mas, mesmo com níveis mais baixos, seus valores ainda podem ser considerados dentro da faixa de normalidade.
Apesar de algumas mudanças físicas e psicológicas se instalarem por causa da queda desse hormônio, nem todos irão apresentar os sintomas característicos da andropausa. Isso só acontece com aqueles que têm uma diminuição mais expressiva dos níveis hormonais e, ainda assim, as manifestações são mais discretas e menos aparentes do que nas mulheres.
De qualquer forma, a andropausa é um período na vida do homem em que podem ocorrer sintomas que devem ser valorizados.
Drauzio Além da queda natural da testosterona relacionada com o envelhecimento, há outras causas para que isso aconteça?
Marcello Bronstein – Como já colocamos, a andropausa é muito mais insidiosa do que a menopausa. Ao contrário das mulheres que, inexoravelmente, vão passar por essa fase, os homens podem chegar aos 80 anos sem apresentar nenhum sintoma. O que determina isso, ninguém sabe.
No entanto, homens com diminuição da libido e níveis hormonais muito baixos precisam ser avaliados para determinar a possível causa do distúrbio - tumor na hipófise, níveis inadequados de prolactina, consumo de drogas, maconha inclusive -, que pode provocar ginecomastia, isto é, aumento do tecido mamário, por exemplo.
Afastadas todas essas possibilidades, a deficiência de testosterona associada a certos distúrbios físicos e psicológicos pode caracterizar um caso de andropausa.
Para maiores informações visite o link abaixo.
http://www.drauziovarella.com.br/

2 comentários:

  1. Que bom que os homens se interessaram, já que vivem fase semelhante, embora com outra sintomatologia.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Graça,
    De extrema relevância o tema ora abordado.
    Parabéns pela iniciativa.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para fazer comentários, sua opinião é muito importante.
Serão exluidos comentários ofensivos e ou palavrões.