sábado, 6 de setembro de 2014

ELA, e o desafio do balde de gelo

Nos últimos dias o que mais temos visto pela tv e redes sociais, são artistas e celebridades sendo desafiados a se molharem com um balde de gelo e se em 24 horas não o fizer terá que doar dinheiro para a ALS Association, entidade  que deu início a campanha.
As doações serão usadas para pesquisas na cura da doença.
Parece que a maioria dos artistas que toparam o desafio se molharam e doaram.
Existem elogios a iniciativa e criticas no que diz respeito ao desperdício da água.
Respeito toda opinião, realmente poderiam ter inventado outro desafio para chamar atenção, mas não cabe a mim criticar pois falar em desperdício num país que se varre passeios com mangueiras de água, banhos demorados, torneiras abertas, etc, não sei se caberia agora.
O que é ELA?

GRAÇA MEREU


A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal. Esses neurônios são células nervosas especializadas que, ao perderem a capacidade de transmitir os impulsos nervosos, dão origem à doença.
Não se conhece a causa específica para a esclerose lateral amiotrófica. Parece que a utilização excessiva da musculatura favorece o mecanismo de degeneração da via motora, por isso os atletas representam a população de maior risco.
Outra causa provável é que dieta rica em glutamato seja responsável pelo aparecimento da doença em pessoas predispostas. Isso aconteceu com os chamorros, habitantes da ilha de Guan no Pacífico, onde o número de casos é cem vezes maior do que no resto do mundo. Estudos recentes em ratos indicam que a ausência de uma proteína chamada parvalbumina pode estar relacionada com a falência celular característica da ELA, uma doença relativamente rara (são registrados um ou dois casos em cada cem mil pessoas por ano, no mundo), que acomete mais os homens do que as mulheres, a partir dos 45/50 anos.
Apesar das limitações progressivas impostas pela evolução da doença, o paciente costuma ser uma pessoa dócil, amorosa, alegre, que preserva a capacidade intelectual e cognitiva e raramente fica deprimida.
Sintomas
O principal sintoma é a fraqueza muscular, acompanhada de endurecimento dos músculos (esclerose), inicialmente num dos lados do corpo (lateral) e atrofia muscular (amiotrófica), mas existem outros: cãibras, tremor muscular, reflexos vivos, espasmos e perda da sensibilidade.

Fonte: http://drauziovarella.com.br/
Entre no link e obtenha mais informações.

4 comentários:

  1. Não conhecia nada sobre essa doença e confesso que tenho assistido artistas se molhando com baldes de gelo mas não me preocupei em ler nada que me esclarecesse. Muito bom esse texto que ví na página de uma amiga do face, despertou minha curiosidade e resolvi entrar para ler.
    Parabéns!
    Kamila

    ResponderExcluir
  2. São tantas doenças que desconhecemos e se pudermos contribuir de alguma forma que assim seja.
    Adorei...

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz em ver redes sociais sendo usadas para informações úteis.A maioria de jovens não se interessa em assistir aos telejornais.
    Válido esse texto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Acho que valeu a intenção nesse desafio, tudo que for feito em prol do próximo é válido. Se o governo não toma providências, só nos resta contar com o apoio de famosos e da mídia.
    Só quem conheceu alguém em estado avançado dessa doença sabe o sofrimento não só do doente como de seus familiares.
    Graça, você foi muito feliz na escolha do tema.
    N T M S

    ResponderExcluir

Fique a vontade para fazer comentários, sua opinião é muito importante.
Serão exluidos comentários ofensivos e ou palavrões.