domingo, 28 de abril de 2013

SÍNDROME DO PÂNICO NÃO É CHILIQUE OU PITÍ

Imagem tirada do google

Em meu post anterior falei sobre o TB, muitos anônimos se manifestaram me dando apoio e agradecendo.
Como não sou profissional da área é como leiga que faço pesquisas e aqui transcrevo de um jeito simples para melhor entendimento.
Todo transtorno mental é visto com muito medo e preconceito e  por essa razão os portadores não se expõem.
Com a SP não é diferente, e isso vem aumentado de uma maneira assustadora.
Sintomas:(segundo pesquisas)
Crises de muito medo, ansiedade demasiada, sudorese, taquicardia, sensação de morte.
Todos nós em uma situação de stress podemos sentir tudo isso, porém é algo passageiro, é normal nosso organismo reagir diante do perigo.
Nenhum de nós estamos livres de vir a ter essa doença, não existe um motivo aparente ou alguma característica que indique quem tem predisposição.
Ainda hoje é um diagnóstico complicado, as pessoas passam mal procuram uma emergência, faz-se um bateria de exames e nada consta, causando um certo constrangimento ao paciente que é visto como manhoso, quando não escutam as palavras chilique ou piti.
As crises não tem dia ou hora marcada, podem acontecer a qualquer momento e com características diferentes.
Alguns ficam com pânico de sair as ruas e passam a se trancar em casa, muitas vezes dentro do quarto.
Se você conhecer alguém ou mesmo em sua família que apresente esses sintomas( existem outros), não duvide, não critique, ajude e o psiquiatra é o mais indicado para um tratamento com sucesso.
Mais uma vez deixarei aqui um link do Dr. Drauzio Varella, para maiores esclarecimentos.
GRAÇA MEREU

Drauzio – Os sintomas que o transtorno do pânico provoca são semelhantes ao da ansiedade normal, apenas mais intensos, ou são diferentes?
Márcio Bernik – Os sintomas são relativamente similares. As sensações físicas da ansiedade são uma reação normal, por exemplo, caso a pessoa tenha fobia de lagartixa ou de falar em público e se veja diante de uma dessas situações. O que caracteriza o pânico é a forma abrupta e inesperada que os sintomas aparecem e o fato de a crise atingir o ápice em dez minutos. Na verdade, bastam 30 segundos para o paciente, que estava se sentindo bem, ser tomado inexplicavelmente por sintomas que, de certa forma, todos conhecemos: boca seca, tremores, taquicardia, falta de ar, mal-estar na barriga ou no peito, sufocamento, tonturas. Muitas vezes, tudo isso vem acompanhado da sensação de que algo trágico, como morte súbita ou enlouquecimento, está por acontecer. Nesses casos, é comum a pessoa ter uma reação comportamental de pânico e sair à procura de socorro. Aliás, a sala de espera dos prontos-socorros é um dos lugares onde o médico mais se depara com transtornos de pânico.

Drauzio – Nessa hora a sensação é terrível. Muitos acham que realmente vão morrer, não é?
Márcio Bernik – No episódio de pânico, a sensação de morte iminente provocada por um problema cardíaco tem duas explicações: a rapidez e a forma inesperada com que a crise acontece. A ansiedade normal tende a ocorrer em ondas, não em picos intensos. Mesmo o pânico que as pessoas sentem numa montanha-russa extremamente radical pode ser até agradável se estiver dentro de um contexto compreensível. Entretanto, a reação será muito diferente, se ele vier do out of the blue, como dizem os americanos, ou do azul do céu, como dizemos nós.

http://drauziovarella.com.br/letras/s/sindrome-do-panico/
Casos alguém se interesse entre nesse link e terá maiores esclarecimentos de profissionais competentes.



6 comentários:

  1. Nossa sei bem o que é isso viu.
    Já tive e parece que não quer me largar,mas ultimamente não estou dando muita bola para o estresse não .
    Gostei muito do esclarecimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Vitória, e o fato de dizer que não dá muita bola pra isso é porque está praticamente curada, força de vontade também conta.Mas se precisar precisa de medicamentos viu.
      Beijos e obrigada por seu comentário e divulgação.

      Excluir
  2. Muito bom o conteúdo, assim relata bem oque SP. Tive episódios de panico por meses. hoje estou bem melhor já não me afeta mas levo uma vida normal :D
    mas o preconceito ainda é grande as pessoas acham que é frescura,. você relatou bem logo no titulo, realmente não é piti rssrsrrss..
    a SP é muito séria e sem tratamento pode durar a vida inteira !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wallyff, você é o maior exemplo de que a SP não atrapalha em nada em sua vida pessoas, desde que siga as orientações médicas e muita vontade de se curar.
      Parabéns! E obrigada por seus comentários que serão sempre muito bem vindos.
      Abraços

      Excluir
  3. Muito bom esse tema Graça, pois se trata de um assunto sério e que precisa sempre ser divulgado paras as pessoas saberem que não é uma coisa simples e de fácil solução. Acho que só quem já passou ou conviveu com pessoas com a SP sabem o quanto é difícil conviver com esse transtorno. Alguns anos atrás convivi com uma amiga que tinha muitas crises e sofreu bastante, pois a família não dava muita importância e até eu que não conhecia muito bem a SP, achava que ela as vezes so aqueria chamar atenção. Li bastante sobre o transtorno e a ajudei no posssível. Hoje ela está bem, com as crises controladas ( tratmento médico e com remédios e claro contando muito com sua fé e a ajuda de Deus). Sei o quanto foi difícil a sua luta. Realmente precisa de ajuda médica e de muita paciência e dedicação das pessoas mais próximas. Parabéns mais uma vez Graça!
    Iara Araújo

    ResponderExcluir
  4. Disse tudo Iara, só quem conhece o problema sabe a dimensão, a falta de esclarecimentos.
    Pessoas que sofrem anos, pois até na medicina ainda existe um certo descaso ou falta de conhecimentos, entopem os pacientes de ansiolíticos e pronto.
    Por isso me interessei tanto pelo tema, quero divulgar o máximo que puder e quem sabe contribuir para o fim do preconceito contra qualquer transtorno mental, que parem de tratar esses pacientes como incapazes, manhosos, etc.
    Abraços, Iara

    ResponderExcluir

Fique a vontade para fazer comentários, sua opinião é muito importante.
Serão exluidos comentários ofensivos e ou palavrões.